Neste domingo (7), a cidade de Santa Luzia recebeu o Circuito das Cidades, com corrida e caminhada de 5km. A largada ocorreu na Fazenda Boa Esperança e segundo a organização, contou com a participação de cerca de 700 pessoas, de 15 cidades da região.
Pela primeira vez participando da corrida em Santa Luzia e com pouco mais de 17 minutos e 55 segundos, Adriano Pereira da Silva, da cidade de Igarapé foi o primeiro a terminar o percurso. “A corrida foi muito bem organizada. Fiquei muito feliz com o resultado, comemora o vencedor que contou que começou a correr há 7 anos, depois da orientação de um médico ao ser constatado alto índice de colesterol no sangue. “O médico disse que havia risco de ter um AVC ou uma parada cardíaca. Desde então mudei meus hábitos e comecei a correr e não parei mais”, disse.
Entre as mulheres, a primeira colocada foi Vilene Maria Aparecida Alves. “Hoje foi uma superação, porque foi uma subida. Dei o meu melhor e consegui vencer”. Com a assessoria da casa do corredor, ela corre desde 2017. Profissional da área da saúde, encontrou na atividade um refúgio para o estresse do dia a dia. “É uma coisa que eu faço por prazer”.
Segundo a diretora geral da Quanta Esportes, Simone Leila Santos, organizadora do evento, a iniciativa tem como objetivo valorizar as cidades participantes e auxiliar as pessoas a saírem do sedentarismo. “É sobre a importância da qualidade de vida, um incentivo para essas pessoas não ficarem ociosas. Nesse período de pandemia, muita gente ficou dentro de casa, sem fazer nenhuma atividade física. A corrida é um convite para abandonar o sedentarismo”, disse.
O Circuito das Cidades tem o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, através das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo. O Secretário de Esportes, César Augusto Cunha Dias, esteve no local e garante que a cidade ganha muito com a realização do evento. “Além do incentivo à prática de atividades físicas, ainda contamos com a participação de pessoas de várias cidades, o que movimenta o turismo no município”, diz.
Esta edição do circuito ainda contou com um percurso exclusivo para cadeirantes e pernas de aluguel.