
Dando sequência à sua política de valorizar a transparência e a integridade da gestão pública, a Prefeitura, por intermédio do departamento de Controladoria Geral do Município, realizou, na noite da quarta-feira (6), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o IV Seminário do Dia Municipal de Combate à Corrupção e Fomento à Transparência da cidade de Santa Luzia.
Dentre os temas abordados no evento, estiveram “A integridade pública nos municípios” e “A ineficiência da gestão pública e o impacto dos desperdícios ativo e passivo”. Foram revistos também os avanços conquistados em favor da transparência na administração da cidade e o comprometimento em promover o desenvolvimento e participação da comunidade em ações de integridade.

Santa Luzia se destacou como o município mineiro que executou o maior número de metas do programa Time Brasil, criado pela Controladoria Geral da União – CGU, ao qual aderiu voluntariamente, o que demonstra a total transparência com participação social na execução do serviço público.
Compuseram a mesa de honra: o prefeito, Pastor Luis Sergio Ferreira; o controlador-geral do município, Elter Anatolio da Silva; o presidente da Câmara, Waguinho Andrade; a gerente de licitações e contratos da Prefeitura, Fabiana Maria de Paiva e os auditores federais de finanças e controle/CGU, Breno Barbosa Cerqueira Alves e Wagner Eustáquio Cunha Alves. Além do ouvidor geral da prefeitura, Hudson da Silva Gonçalves e Fábio Ferraz, representando o Deputado Estadual Christiano Xavier.

Durante a cerimônia, Santa Luzia recebeu elogios por parte dos auditores da Controladoria Geral da União, os quais disseram que o município está de parabéns não só por ter sido um dos únicos seis que aderiram voluntariamente ao programa mas por ter se destacado como o que cumpriu o maior número de tarefas, a ponto de tornar-se um modelo para todo o estado. Elogiaram também a forma criativa como a cidade vem contornando as limitações no sistema de informática e cumprindo as metas.
Antes de iniciar o evento houve a cerimônia de premiação dos vencedores do I Concurso de Desenho “Falar a verdade é legal!”. Do 1° / 2° períodos e 1° ano os premiados foram: 3º Lugar – empate entre Emanuelle Breatriz Inácio Souza (da Escola Municipal Santa Luzia) e Bryan Henrique Gomes Cardoso (E.M. Iracema Prado da Silva); 2º Lugar – Matheus Henrique Souza (E.M. Ana Zélia de Moraes Lara) e 1º Lugar – Isaac Paiva Bertolo (E.M. Maria das Graças Teixeira Braga). E dos 3º e 4º anos: 3º Lugar – Nathanael Gonçalves dos Santos (E.M. Professora Síria Thebit); 2º Lugar – Júlia Lopes Vaz (E.M. Santa Luzia) e 1º Lugar – Felipe Dias Soares da Silva (E.M. Ana Zélia de Moraes Lara).

Além dos alunos, estiveram presentes supervisores, diretores, professores e familiares dos vencedores. Todos foram unânimes em exaltar a iniciativa do concurso, enfatizando que tais ações promovem o fortalecimento da construção da consciência e da responsabilidade dos jovens.