Com a presença dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Cultura e Turismo e de representantes da Guarda Civil Municipal e dos departamentos de Transporte, Tecnologia da Informação e Comunicação, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (11), na sede da Prefeitura, a primeira reunião de alinhamento de atribuições para o preparo e a realização da etapa municipal dos JESL – Jogos Escolares de Santa Luiza e fase microrregional dos JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais 2024.
A expectativa dos organizadores é de que este ano seja possível aumentar, em relação ao ano passado, tanto o número de escolas quanto de atletas participantes e de modalidades esportivas. Espera-se que em 2024 participem dos jogos (JESL) 36 instituições de ensino, das redes municipal, estadual, federal e particular da cidade e não menos do que 1500 atletas, com idades entre 12 e 17 anos (Ensinos Fundamental e Médio, módulos: I, de 12 a 14 e II, de 15 a 17). No ano passado, foram 641 atletas participantes, provenientes de 21 instituições de ensino luzienses, sendo 14 estaduais, 5 municipais, 1 federal e 1 particular. Para este ano, 4 modalidades esportivas foram acrescidas: Tênis de Mesa, Ciclismo, Judô e Natação.
Dentre os objetivos da realização dos Jogos Escolares estão promover o intercâmbio socioesportivo entre os participantes e as comunidades envolvidas; fortalecer o envolvimento dos alunos com a escola; manter as crianças e os jovens longe das drogas, da violência e da criminalidade; além de detectar e desenvolver talentos esportivos. Mas a cidade também se beneficia economicamente: em 2022 Santa Luzia alcançou 3310 pontos no ICMS Esportivo, dos quais 450 foram provenientes dos Jogos Escolares, alcançando a 38° posição no ranking estadual entre os 556 municípios habilitados.
Além das 4 modalidades incluídas este ano, haverá disputas de outros 9 esportes: Basquete, Futsal, Handebol, Karatê, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez. Em 2024, Santa Luzia sediará novamente a etapa microrregional dos jogos, como ocorreu em 2022, e irá receber atletas de outros 10 municípios: Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
As primeiras disputas da etapa municipal estão previstas para o início de abril, e as da etapa microrregional para a terceira semana de maio. Os jogos serão disputados nas dependências do Ginásio Poliesportivo, do Centro Municipal de Lutas, da Quadra do Cristal, da Quadra do Palmital, do SESC Santa Luzia e do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Santa Luzia.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação SEE. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. Em Santa Luzia, os Jogos são uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.