Inicio » Notícias » Concurso de Teatro sobre Educação para o Trânsito movimenta crianças da Rede Municipal de Ensino

Concurso de Teatro sobre Educação para o Trânsito movimenta crianças da Rede Municipal de Ensino

29 de setembro de 2023

Educação no trânsito é um tema recorrente em Santa Luzia. Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, promoveu o 3º Concurso de Teatro sobre Educação para o Trânsito, no auditório da Guarda Civil Municipal, no bairro São João Batista.

A Escola Municipal José Luiz dos Reis, do bairro Barreiro do Amaral, foi a ganhadora desta edição do concurso. Para concorrer com a instituição de ensino luziense, a cidade recebeu os alunos de duas escolas municipais de Pedro Leopoldo: Isabel Gomes Teixeira e José Elias da Costa. As duas escolas visitantes formaram uma única equipe. Nas duas apresentações os alunos reforçaram – de forma lúdica – a importância da aplicação das leis de trânsito. Além da premiação de primeiro e segundo lugares, também receberam medalhas os alunos que se destacaram na atuação.

A atividade marcou o fechamento da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano teve o tema: “No trânsito, escolha a vida”. Além do concurso, ainda foram realizadas palestras em escolas e em empresas, simulados de acidente de trânsito, blitzen educativas e outras ações. A proposta é mobilizar a sociedade para que se conscientize sobre a importância do respeito às leis de trânsito, a fim de evitar acidentes que podem custar vidas.

As crianças tem um papel importante na mudança de atitude dentro das famílias. O garoto Samuel Lucas, aluno do 5º ano da E. M. José Luiz dos Reis conta que passou a chamar a atenção do pai toda vez que ele atendia ao telefone celular enquanto dirigia. “Aprendemos muitas coisas e agora podemos ajudar nossos pais enquanto estiverem dirigindo. Antes meu pai atendia o telefone. Agora ele aprendeu que não pode”, disse.

A escolha da equipe vencedora contou com a participação de um júri qualificado. Entre os jurados estiveram o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Coronel Alexandre Magalhães; a Diretora Artística, Michele Cristina da Silva; a representante da Transcom (Contagem), Marli Lopes; o representante da Transitolândia (BH), Sargento Reginaldo; o GCM de Nova Lima, Giovani, o representante da Transcom, Afonso e a GCM Carla, de Nova Lima. Outras autoridades também estiveram presentes, como o Prefeito Pastor Sérgio.