Inicio » Notícias » Conferência de Saúde Mental discute o direito aos cuidados em liberdade

Conferência de Saúde Mental discute o direito aos cuidados em liberdade

9 de abril de 2022

Foi encerrada no sábado (9), nas dependências da Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, a 2ª Conferência de Saúde Mental de Santa Luzia, evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Saúde, que teve por tema central este ano “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A Conferência foi realizada nos dias 2 e 9 com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental do município.

Dividida em eixos e sub-eixos, a conferência teve como temas secundários: I- Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania, II- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, III- Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

O palestrante foi o psicólogo Celso Renato da Silva, mestre em Psicologia e especialista em Teoria Psicanalítica. “As conferências de saúde mental alimentam um sentimento de esperança, o que é fundamental neste momento conturbado nas políticas públicas de saúde mental”, disse Celso. “Não há oportunidade melhor para alinhar as políticas futuras do que discutir com usuários e familiares, que são os que vivem esta realidade”, concluiu. Os presentes também apreciaram o evento: “É muito importante a realização das conferências para que possamos chegar cada vez mais próximos do cenário que queremos mudar na saúde mental”, disse Ana Carolina Marques de Freitas, estudante do 5° período de Psicologia na PUC, campus de Betim.