Na tarde da terça-feira (10), o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – Coren-MG, empossou a Comissão de Ética da Upa São Benedito e do Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto. A comissão da UPA São Benedito é formada por duas técnicas de enfermagem e três enfermeiras. Já a do Hospital Municipal por seis enfermeiras e três técnicas de enfermagem. Ambas as comissões tem como missão prezar pela ética entre os profissionais de enfermagem dentro das unidades de saúde.
A Comissão de Ética de Enfermagem foi instituída para trabalhar com a promoção da ética e disciplina dentro do exercício profissional e nos enfrentamentos legais na assistência da enfermagem, tendo com uma de suas principais atribuições agir de forma proativa, atendendo os anseios categoria, sempre prezando pelo alto nível da qualidade e segurança da assistência.
Responsável pela posse dos profissionais da Enfermagem, o coordenador da Comissão de Ética do Coren-MG, Rubens Schroder falou sobre a importância da atuação da comissão na promoção da ética. “A gente faz votos que seja uma gestão proativa. A comissão vai trabalhar o aspecto educativo, preventivo, promovendo a ética em prol da diminuição das falhas técnicas e disciplinares. Eles têm como missão divulgar o código de ética para os profissionais da enfermagem, discutir as questões éticas e assessorar a diretoria emitindo parecer ético-profissional”, explicou.
Na ocasião, os integrantes das Comissões passaram por uma capacitação ministrada pelo representante do Coren-MG sobre a atuação da comissão e como proceder em casos de infrações éticas na unidade de saúde. Os profissionais também receberam certificado de reconhecimento do Conselho Regional de Enfermagem, que terá atuação para o triênio 2022/2025.