O Cônsul da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner Victor de Queiroz e sua comitiva visitaram a Prefeitura de Santa Luzia, na manhã desta quarta-feira (11), a convite dos Luzienses Pastora Shirley Costa e Leonardo Cruz. O objetivo da visita foi iniciar um diálogo com o executivo sobre possíveis parcerias e acordos bilaterais em diversos setores entre a Eslováquia e o Município de Santa Luzia. Durante a reunião foram discutidos assuntos sobre segurança pública, educação e desenvolvimento econômico.
“Nós viemos a Santa Luzia, primeiramente para conhecer o município e nosso encontro visa estabelecermos um acordo de cooperação técnica, que nos permita alinhar uma parceria no âmbito cultural, da educação e desenvolvimento econômico, fazendo com que empresários da Eslováquia possam conhecer a importância de Santa Luzia, que é uma cidade que tem uma localização estratégica e privilegiada. O município tem espaço e está próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, o que facilita relações comerciais”, explicou o magistrado.
Para o Cônsul, o município de Santa Luzia tem capacidade para receber grandes empreendimentos e indústrias. Renato Werner explica que a intenção é trabalhar em conjunto com a cidade para a construção de relações comercias internacionais. “Iremos trabalhar de forma ativa e proativa para que haja rodadas de negócios onde possamos em conjunto com o município contribuir para que as empresas instaladas na cidade possam se internacionalizar, abrindo as portas do mercado Comum Europeu, da União Européia, além de atrair investimentos da Eslováquia para o Município”, concluiu.
Toda relação comercial que for estabelecida entre Santa Luzia e a Eslováquia, não terá apenas abrangência somente com o mercado da Eslováquia aberto, mas também com o mercado de mais de 300 milhões de consumidores que compõem a União Européia.
Hudson Lima, presidente da Câmara do Comércio Brasil/Eslováquia pontuou que a visita teve grande relevância para toda comissão presente. “É uma alegria vir aqui hoje. A Eslováquia está dentro da comunidade da União Européia, tendo o Euro como sua moeda oficial. Entendemos que os empresários de Santa Luzia tem total capacidade para internacionalizar sua marca, podendo vender na Europa e no Oriente Médio, então através desta visita queremos estabelecer uma conexão com o cidadão para que possamos desenvolver um trabalho de levar Santa Luzia para Europa”, destacou.
A prefeitura reconhece a importância da visita e acredita que, um termo de cooperação, pode permitir a expansão e o desenvolvimento econômico, possibilitando uma ampliação do mercado de trabalho, emprego e renda na cidade, além de despertar novos negócios.