A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, alerta a população para os riscos à saúde que podem ser ocasionados pelo calor intenso dos próximos dias. A previsão é que a temperatura alcance 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Santa Luzia pode atingir 39°.
A exposição ao calor extremo pode causar sintomas graves, como a desidratação, distúrbios do sistema nervoso central, insuficiência renal ou até morte. Esses sintomas ocorrem quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo.
Pessoas com maior risco de sofrer complicações ou morte durante uma onda de calor são as crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. É recomendado que as pessoas se informem sobre alertas e previsões meteorológicas no rádio e na TV, evitem a exposição ao sol durante os horários de maior calor, das 10h às 16h, não deixar crianças ou idosas sem vigilância em veículos estacionados, evitar se exercitar ou praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada, beber água a cada 2 horas, mesmo que não esteja com sede, tomar banhos frios ou banhos em locais seguros (evitando correntes fortes de água), manter a casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar-condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes, garantir que as conexões elétricas sejam seguras, usar roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo, consumir alimentos leves, como frutas e verduras.
Em caso de emergência, ligue para os seguintes números: Defesa Civil 199, Bombeiros 193, Polícia Militar, 190 ou SAMU 192