Na manhã desta terça-feira (6), véspera da data comemorativa da Independência do Brasil, cerca de 144 crianças, estudantes dos 3°, 4º e 5º anos da Escola Municipal Dagmar Barbosa de Sousa, com idades entre 8,9 e 10 anos, realizaram, com o apoio da Guarda Civil Municipal, um desfile cívico do pátio da escola à Secretaria Municipal de Educação, instalada nas dependências da Prefeitura.
O intuito declarado da ação foi o de comemorar o bicentenário da independência do Brasil, ocorrida em 1822 por iniciativa do então imperador D. Pedro I, e sua realização partiu da própria Secretaria, que sugeriu à diretoria da escola trabalhar a data com os estudantes. Este convite foi feito a todas as escolas da rede municipal de ensino e, inclusive, a atual edição do Informativo Pedagógico (27ª), publicação editada pela Secretaria para a divulgação de temas importantes junto a diretores, supervisores pedagógicos e professores, tem por tema este evento histórico. A diretora da E. M. Dagmar Barbosa de Sousa, Adriane Cunha, foi convidada a ir além e realizar o desfile, uma vez que sua escola é a mais próxima da Prefeitura.
Em frente ao prédio da Secretaria, os pequenos cantaram os hinos da Bandeira, de Santa Luzia e o Nacional, e houve a declamação de um poema a respeito da Independência, pela estudante Karolaine dos Reis Fonseca. “É importante celebrarmos nossa independência, a fim de fomentar nas crianças noções de cidadania e de amor à Pátria. Inclusive essa é uma habilidade do Currículo Referência de Minas Gerais”, disse a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Cleusa Aparecida Santos Machado.