O sábado, dia 16 de outubro, considerado o “Dia D” da vacinação de cães e gatos contra a raiva, foi o dia em que todas as 27 unidades básicas de saúde de Santa Luzia empenharam-se no mutirão de vacinação e superou as expectativas dos profissionais de saúde do município. Isso porque na contagem parcial de animais imunizados, realizada na hora do almoço, o total de vacinações já era superior ao número alcançado na mesma hora do dia na campanha do ano passado.
O resultado final, com o placar de animais imunizados em toda a cidade, somente será compilado e publicado no início da próxima semana. Mas em um dos postos de atendimento, a UBS Santa Rita/Padre Miguel, o fechamento do dia revelou que ali foram vacinados 1.103 cães e 155 gatos. “A raiva é uma doença fatal, por isso a vacinação dos animais de estimação é essencial para proteger a eles e aos humanos de virem a óbito em caso de contaminação”, disse a coordenadora de vigilância e saúde e controle de zoonoses da secretaria de Saúde, Daniela Siqueira Veloso Starling.
Além de em todas as UBSs da cidade, a vacinação foi realizada também em seis outros pontos, incluindo duas igrejas e três escolas: Igreja Batista Belo Vale Castelo Vida (Belo Vale), Capela Nossa Senhora da Conceição (Centro), E.M. Sueli Lima de Melo (Palmital A), E.M. Jacinta Enéas Orzil (Cristina C) e E.M. Maria das Graças Teixeira Braga (São Benedito, além de na Feirinha da Estação/Biblioteca, na Praça da Estação Ferroviária (São João Batista).
As vacinas foram aplicadas das 8h às 17h e o processo em toda a cidade ocorreu sem incidentes. Somente animais com idade igual ou superior a três meses foram vacinados.