Em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, foi realizada nesta quarta-feira (8), uma ação com a oferta de diversos serviços na Praça da Savassi, no bairro Palmital. A iniciativa é da Rede de Proteção, com organização da Delegacia Especializada em crimes contra Mulheres (DEAM) e parceria da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; OAB Santa Luzia e os programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos, do Governo do Estado. O evento contou com a presença da primeira-dama, Pastora Chenia e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva.
As atividades começaram logo cedo, com serviços como orientações jurídicas, corte de cabelo, orientação de serviços da assistência social, orientação de serviços de proteção às mulheres vítimas de violência, serviços de saúde, oficina de tranças e serviço de trancistas. “É uma ação para prestigiar o Dia Internacional das Mulheres e com isso chamar a atenção para serviços de proteção à violência doméstica”, explicou a Delegada Débora Castro Paradela, titular da DEAM.
Moradora do bairro, a trancista Aline Fernandes foi a responsável pela oficina de tranças. Para ela, essa é uma ação muito importante. “Além de promover a autoestima dessas mulheres que recebem o serviço, com a oficina também posso promover a autonomia delas, ensinando um ofício que pode gerar liberdade financeira”, pontua.