No dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer a luta e as vitórias no que diz respeito aos direitos sociais para todas as raças.
Este dia foi estabelecido em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 1966, quando 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a imposição da Lei do Passe, que obrigava os negros a portar cartões de identificação com os locais onde podiam circular. Durante o protesto, as forças armadas abriram fogo contra os manifestantes, deixando 186 feridos e 69 mortos.
No Brasil, a luta contra o racismo ganhou força após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que declarou o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. A Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, também foi um grande avanço. Uma das principais ferramentas para a luta contra a discriminação racial é a educação, que permite desconstruir preconceitos e promover o respeito à diversidade.
Neste Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, a Prefeitura de Santa Luzia reforça seu compromisso com a promoção da igualdade racial e o respeito a todas as pessoas, independentemente de sua cor, etnia ou origem. Vamos seguir juntos na construção de um futuro mais inclusivo e justo para todos!