Na quinta-feira (1), Dia Mundial de Combate à AIDS, mais de 50 pessoas foram testadas para a doença em uma ação realizada pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, departamento da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santa Luzia. A iniciativa foi realizada nas dependências do terminal do Move, no distrito de São Benedito, das 16h às 20h e foi parte integrante do Dezembro Vermelho, mês temático de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Ao longo de 4 horas, todos os interessados tiveram à disposição testes rápidos e receberam informações sobre os métodos de prevenção e de tratamento precoce. Outras ações semelhantes estão programadas para ocorrer durante todo o mês de dezembro, em vários pontos da cidade. A programação deve ser consultada no site oficial da Prefeitura.
Munícipes usuários do SUS poderão, também, realizar o teste dirigindo-se, em horário comercial, à sede do CTA, que fica no Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto. Opcionalmente, ali estará disponível para retirada, ainda, kits de autoteste de HIV, os quais permitem que o próprio usuário faça em casa um teste inicial sozinho, ou com alguém em quem confie, e em seguida, caso o resultado seja reagente, procure um profissional capacitado para realizar testes adicionais.