Inicio » Notícias » DIA MUNICIPAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

DIA MUNICIPAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

20 de dezembro de 2018

Seminário foi realizado nesta quarta-feira, 19 de dezembro

Nesta quarta-feira, 19, a Prefeitura de Santa Luzia promoveu um seminário em alusão ao Dia Municipal de Combate à Corrupção e Fomento à Transparência, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida. O vice-prefeito Pastor Sérgio representou o prefeito na abertura do evento, que contou com a presença de diversos profissionais de renome no Estado e no país. “Hoje estamos dando um passo gigantesco a caminho de uma nova história que está sendo construída na cidade de Santa Luzia. O prefeito Delegado Christiano Xavier é muito empenhado e promove uma gestão bem transparente. E o nosso papel é combater o adversário da transparência, que é a corrupção”, pontuou Pastor Sérgio.

Quem abriu as palestras foi o Promotor da 6ª Promotoria de Justiça, Marcos Paulo de Souza Miranda. Em sua apresentação ele mostrou o número de processos que estão em andamento no município e falou sobre a atuação do Ministério Público em Santa Luzia. 

“A corrupção é um fenômeno de ordem mundial e estamos passando por um momento de aprimoramento das estratégias de combate à corrupção em todo o mundo, e Santa Luzia não vai ficar de fora dessa ação. Então é importante que as estruturas próprias do Legislativo e Executivo possam se fortalecer para um autocontrole em um primeiro momento. As controladorias e as corregedorias devem atuar de maneira preventiva a fim de evitar que o Ministério Público tenha que tomar essa medida em relação a todos os eventuais desvios”, destacou. Segundo o promotor, atualmente existem 167 investigações envolvendo corrupção na cidade. 

Responsável pela organização do evento, o Controlador Geral do Município, Sandoval Prado de Oliveira falou sobre o seminário e as legislações estabelecidas para efetivação do trabalho de controle desenvolvido pela administração municipal. “Estamos instituindo o Dia Municipal do Combate à Corrupção e Fomento à Transparência. Essa lei está em tramitação na Câmara Municipal e será uma data que irá figurar no calendário do município”, disse. “Já foram encaminhados outros projetos de lei que regulamentam a Corregedoria e a Controladoria do município. Vários decretos também já foram instaurados para traçar normas de controle interno com diversas finalidades e para nortear os processos de licitação. São medidas preventivas e que contribuem com o combate à corrupção”, explicou o controlador.