Inicio » Notícias » Em visita à Santa Luzia, Secretário de Estado de Saúde sinaliza possibilidade de adesão do município ao programa de realização de cirurgias eletivas

Em visita à Santa Luzia, Secretário de Estado de Saúde sinaliza possibilidade de adesão do município ao programa de realização de cirurgias eletivas

25 de novembro de 2021

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti e sua equipe estiveram em Santa Luzia nesta quinta-feira (25) para uma visita ao Hospital São João de Deus, instituição de saúde que está com projeto para ampliação e que a Prefeitura de Santa Luzia trabalha para inserir em uma nova política do Governo do Estado, com intuito de diminuir as filas de espera por cirurgias eletivas.

“Estou muito satisfeito com a visita hoje ao Hospital São João de Deus. Um bloco cirúrgico novo, moderno, bem equipado e bem estruturado. E agora, com a nossa nova política de cirurgias eletivas, Santa Luzia vai poder ajudar e muito Minas Gerais. Saio muito satisfeito daqui hoje e parabenizo o prefeito e toda equipe por terem feito esse grande investimento na saúde pública”, disse Baccheretti.

 

Essa nova política é o programa Valora Minas, que tem como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população, fazendo investimentos nas unidades territoriais de saúde e vinculando esses repasses à resultados assistências e valor entregue à população.

O Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto já foi homologado no programa, no módulo “Hospitais Plataforma”, que são hospitais com a infraestrutura otimizada a fim de responder às necessidades identificadas nos territórios, como rede de urgência e emergência, hospitais de transição, instituições com centro de especialidades, entre outros.

 

Já o HJSD entrará no módulo dedicado às cirurgias eletivas, que prevê ampliar o acesso aos procedimentos eletivos cirúrgicos considerados gargalos em Minas Gerais. Além do bloco cirúrgico para diminuição da fila de espera por cirurgias eletivas, ainda foi apresentado ao Secretário de Estado o projeto de expansão de serviços do hospital que contará com maternidade, centro de hemodiálise, centro de imagem, leitos cirúrgicos de ortopedia, manutenção dos leitos de CTI para pacientes não covid.