Na noite de sexta-feira (7), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, foram empossados os 44 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC para o biênio 2024/2026, sendo eles: I – o Secretário Municipal da Cultura e do Turismo, como membro nato e Presidente do Conselho; II – 9 (nove) representantes do Poder Executivo Municipal; III – Câmara Municipal de Santa Luzia; IV – Mitra Arquidiocesana; V – Clubes de Serviços; VI – associações culturais e VII – segmentos (teatro/circo; dança; audiovisual; música; manifestações folclóricas, religiosas e populares; literatura; artesanato ou artes plásticas e arquitetura ou restauração). O evento contou com a presença de cerca de 140 pessoas.
Nomeados pelo Decreto Municipal 4338, de 6 de maio de 2024, os conselheiros atuarão como elo entre a comunidade cultural e o governo municipal, fortalecendo o setor cultural e garantindo seu desenvolvimento sustentável.
Criado pela Lei 3161, de 23 de dezembro de 2010, o atual conselho é composição da VI Conferência Municipal de Cultura, uma das etapas da 4 Conferência Nacional de Cultura, onde foram eleitos os novos conselheiros das instituições sociais e dos segmentos. Valquíria Dias, uma das novas conselheiras, expressou entusiasmo: “Esta nova composição representa novos sonhos. Nosso objetivo é fomentar a cultura local.”
João Monteiro, conselheiro ligado ao audiovisual no bairro Via Colégio, também demonstrou otimismo: “Este novo conselho buscará organizar as leis que regem a Secretaria de Cultura e Turismo, adequando o uso do Fundo Municipal de Cultura às leis de incentivo à Cultura.”
Kássio Alves Mendes recebeu a incumbência de proferir junto aos demais conselheiros o juramento de conselheiro do CMPC. A cerimônia contou com apresentações do Coral Mater Ecclesiae e do Coral Regina Coeli, que cantaram juntos, além de dançarinas da Bella Academia Mineira de Dança e da ETAL – Associação de Encontro de Terreiros Afro Luzienses.
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia e presidente do CMPC, Cassiano Boldori, parabenizou os novos membros: “o momento da cerimônia da solenidade de posse dos conselheiros do CMPC marca um importante passo para a democracia”, disse.