Inicio » Notícias » Encerramento do Circuito Cultural para os alunos do Projeto Escola Integral

Encerramento do Circuito Cultural para os alunos do Projeto Escola Integral

13 de março de 2020

Encerrou na tarde da última quinta-feira, dia 12 de março, o circuito cultural para os alunos do Projeto Escola Integral, da Rede Municipal de Ensino, em parceira da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O passeio cheio de conhecimento proporcionou aos 225 alunos do Projeto Escola Integral e aos 60 alunos da Escola Municipal Edwar Lima, a oportunidade de conhecer e resgatar a cultura histórica da cidade de Santa Luzia, relembrando os principais acontecimentos e monumentos.


Durante o passeio, uma das principais atrações foi a exposição de fotografias, documentos, artefatos e pinturas referentes à Revolução Liberal de 1842, que teve sua última batalha em terras luzienses. A exposição está instalada no Solar da Baronesa, onde também funciona a sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

No local, os alunos puderam observar os objetos e elucidar o ocorrido entre as tropas conservadoras de Duque de Caxias ao enfrentar os liberais, comandados por Teófilo Ottoni na última batalha – intitulada Batalha de Santa Luzia – da revolução que foi uma das mais importantes lutas armadas do segundo império.


Os coordenadores do Projeto Escola Integral, Jonatan Pierry e Rafael Santos, comentaram que o despertar do conhecimento cultural dos alunos faz com que os 328 anos da cidade de Santa Luzia seja visto com um olhar diferente para todos, evidenciando, cada vez mais, aspectos importantes acontecidos na cidade para o contexto histórico nacional.


De acordo com os coordenadores do Circuito Cultural, Maria Clara Assis e Marco Aurélio Fonseca, a exposição sobre a Revolução Liberal de 1842 fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para todos luzienses. O Solar da Baronesa está localizado na Rua Direita, n° 408, Centro.
Para mais informações, basta ligar na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no telefone 3641-4791.