Após três anos sem comemorar o aniversário da cidade, em decorrência do período pandêmico, a Prefeitura promoverá, no próximo sábado (18), diversas atividades para festejar os 331 anos de fundação do município de Santa Luzia. Durante a manhã, a secretaria municipal de Esporte realizará a corrida, caminhada e passeio ciclístico e às 18h começa a programação desenvolvida pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, que contará com uma missa e a entrega da Comenda Antônio de Castro e Silva (Comenda Castrinho), uma das condecorações mais importantes do município.
A missa será no Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia e, em seguida, haverá a apresentação da banda de música Benício Moreira. Às 19h30, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, acontecerá a entrega da comenda a três personalidades do município: na categoria ensino – a educadora Rosane de Carvalho Lage; na categoria cultura – o artista Caio Souza Carrera e na categoria vida pública – o jornalista Ramon Damásio. A escolha dos agraciados deste ano foi feita por meio de uma consulta pública. No teatro ainda haverá a exposição do projeto “Minha cidade em Maquete”, a partir das 17h.
A comenda leva o nome do ex-prefeito Antônio de Castro e Silva e foi instituída em 1990, para homenagear pessoas que tenham prestado relevante serviço à cultura, vida pública e ensino no município. Em 2015, as festividades desse dia foram instituídas como patrimônio imaterial de Santa Luzia.