Inicio » Notícias » Entrega de chave do Hospital São João de Deus marca nova etapa na gestão da instituição

Entrega de chave do Hospital São João de Deus marca nova etapa na gestão da instituição

21 de junho de 2024

Na tarde da sexta-feira (21), ocorreu a entrega simbólica da chave do Hospital São João de Deus (HSJD) aos representantes da Irmandade da Misericórdia de São João de Deus, que reassumirão a gestão da instituição a partir de agora. A cerimônia contou com a participação do prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio; do secretário municipal de Saúde, Ado Alessandro Martins e da vereadora Luíza do Hospital.

Durante o evento, foi assinado o Termo de Entrega Pós-Intervenção pelo prefeito, pelo secretário e pelo Sr. Camilo Teixeira da Costa Filho, provedor do hospital e presidente do conselho da Irmandade. “Nossa meta é dar continuidade aos serviços que vêm sendo prestados há mais de 270 anos à saúde das pessoas desprotegidas”, afirmou o Sr. Camilo.

O HSJD, uma instituição hospitalar filantrópica, foi construída entre 1740 e 1745 e fundada em 1740 pela Baronesa Maria Alexandrina de Almeida Viana e pelo Barão Manoel Ribeiro Viana. Em dezembro de 2018, o então prefeito Dr. Christiano Xavier, seu então vice-prefeito Pastor Sérgio e representantes da Irmandade de São João de Deus assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante a 4ª Promotoria de Justiça do Ministério Público da Comarca de Santa Luzia, visando a reabertura do hospital, que estivera fechado por 6 anos.

Em janeiro de 2019, a Prefeitura recebeu simbolicamente a chave da instituição e, em fevereiro, nomeou a Comissão Interventora, que iniciou as atividades necessárias para a retomada das operações hospitalares. Desde a reabertura, esteve à frente da direção da casa o médico cardiologista Dr. Celso Frederico.

Em março de 2024, findou a vigência do Decreto nº 3.983/2022 e a administração do hospital foi devolvida à Irmandade da Misericórdia de São João de Deus e agora a Prefeitura, a Comissão Interventora e a 4ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia avaliaram o cumprimento do TAC e, com todos os itens cumpridos, foi realizada a cerimônia de devolução.

Mesmo com a entrega da chave e sua retirada da gestão direta do hospital, a Prefeitura continuará atuando em benefício da casa. O Sr. Camilo propôs que a Prefeitura siga participando das decisões da instituição por meio da criação de uma comissão fiscalizadora, constituída nos moldes da comissão interventora, proposta que foi aceita pelo prefeito.

O HSJD, uma instituição centenária instalada em um dos prédios históricos da cidade, mantém a Prefeitura não apenas como parceira, mas também como seu maior cliente. Embora o hospital agora atenda também a particulares, a Prefeitura representa mais de 90% do faturamento da instituição, com um contrato de repasse de R$ 30 milhões por ano, com verbas provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o hospital oferece consultas, UTI, cirurgias e maternidade – o que permitiu que os luzienses pudessem voltar a nascer em Santa Luzia, um marco significativo para a cidade e sua população.