A partir da segunda-feira (22), os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na Rua do Serro, 569 e Rua do Bonfim, 40 entrarão em funcionamento. O objetivo da medida é proporcionar mais segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas, reduzir a possibilidade de acidentes, reforçar a fiscalização, diminuir as infrações de trânsito e o desrespeito à legislação. Os demais equipamentos instalados no município terão suas funcionalidades iniciadas conforme cronograma da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a depender da aferição pelo IPEM-MG e instalação de toda a sinalização pertinente.
Os equipamentos são modernos e contam com módulos que permitem a fiscalização de excesso de velocidade, de avanço de sinal vermelho, de parada sobre faixa de pedestres e de fiscalização do trânsito de veículos pesados em locais proibidos por regulamentação, como no Centro Histórico e na Ponte Velha, por exemplo.
Os equipamentos também são grandes aliados à segurança pública, pois a partir da tecnologia avançada, será possível fazer um cerco eletrônico vinculado com as forças de segurança do município (Polícia Militar e Guarda Civil Municipal), permitindo a identificação de veículos irregulares, roubados ou furtados, com placa clonada, entre outros.
Foram realizados estudos técnicos para viabilizar a instalação dos equipamentos e todos passarão por aferição do IPEM-MG (Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais) antes do início da operação, garantindo assim que os procedimentos estejam de acordo com as normas técnicas e resoluções pertinentes.