Na manhã desta terça-feira (2), o auditório central da Prefeitura de Santa Luzia sediou o treinamento destinado à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade. Os funcionários, aprovados em um processo seletivo simplificado, iniciarão suas atividades no município em 12 de abril, data marcada para a chegada da primeira Unidade de Suporte Avançado (USA) à cidade. Os socorristas passarão por um período de treinamento de 10 dias, totalizando 150 horas de formação.
O treinamento contou com a participação de 42 profissionais do SAMU, bem como da equipe administrativa do Consórcio Aliança para a Saúde, órgão responsável pela gestão das atividades do SAMU. O objetivo principal foi integrar a equipe à cultura e aos valores tanto do SAMU quanto do município e do consórcio, além de explicar a finalidade do serviço dentro da cidade. Além de prestar serviços em Santa Luzia, a instituição também é responsável pelo atendimento nos municípios de Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.
A equipe que estará à disposição para atendimento em Santa Luzia, 24 horas por dia, é composta por 16 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 7 médicos e 12 condutores socorristas. Cada Unidade de Suporte Básico do SAMU (USB) contará com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista, enquanto a Unidade de Suporte Avançado (USA) contará com um médico, um enfermeiro e um condutor. Todas as solicitações de atendimento devem ser feitas através do telefone 192, que integra a central de regulação de Belo Horizonte.
O prefeito de Santa Luzia aproveitou a oportunidade para cumprimentar e parabenizar a equipe de socorristas: “O trabalho exercido por vocês é de extrema importância. Minha família teve a necessidade de acionar o SAMU devido ao meu quadro de dengue hemorrágica, e o atendimento foi excelente. Parabéns a todos”, frisou.