Por intermédio da Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia informa que o público elegível para tomar a vacina contra a meningite C – que já está disponível – são apenas as pessoas com 16 anos ou mais, que ainda não tenham recebido essa vacina. A aplicação também depende da avaliação do cartão de vacinas. Não está indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando.
A determinação para a disponibilização dessa vacina partiu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG, por meio da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações – CEPI, a qual recomendou que a vacina Meningocócica C fosse disponibilizada para população em geral, temporariamente, até o dia 30/04/2023.
Nas rotinas das salas de vacinas, a vacina meningite C já é ofertada para o público menor de 16 anos (até 15 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o calendário nacional de vacinação, e agora, de forma temporária, passa a abranger todos os acima desta faixa etária não vacinados.
Os interessados deverão apresentar-se, munidos do cartão de vacinação, em qualquer uma das 26 Unidades Básicas de Saúde do município, das 9h às 16h e nas unidades básicas de saúde São Geraldo e Caribé, aos sábados das 8h às 13h. Não é necessário agendamento.
Na notícia veiculada na segunda-feira (27), informava-se que a vacina era para a população em geral, mas os menores de 16 anos já recebem a vacinação contra as meningites nos procedimentos de rotina. Além disso, a vacinação para os maiores de 16 irá até o dia 30 de abril, e não apenas até 30 de março, como informava a arte.