
Prova aplicada entre 24/10 e 05/11 teve adesão de mais de 93% de estudantes em todas as escolas participantes.
As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica ocorreram no município entre 24 de outubro e 05 de novembro. Com objetivo de avaliar o aprendizagem dos estudantes que concluem o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, a avaliação alcançou só na rede municipal aproximadamente 3 mil estudantes.
O resultado conquistado pelos estudantes na avaliação que apresenta questões de Língua Portuguesa e Matemática é somado à taxa de aprovação de cada escola produzindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este índice varia de 0 a 10 e na última aplicação em 2023 o município atingiu no 5º ano 5,6 e no 9º ano 4,3 não atingindo a meta estipulada pelo Ministério da Educação tanto para o 5º quando para o 9º ano.
Este ano desde o mês de março a Secretaria Municipal de Educação realizou ações estruturantes para as escolas da rede como contratação de professores para intervenção pedagógica, aplicação de simulados, acompanhamento sistemático das ações como censo escolar e resultados trimestrais, além de ações de incentivo como parceria com o Parque Guanabara para incentivar os estudantes a comparecer no dia da prova e participarem com empenho e responsabilidade.
A Secretária Adjunta de Educação, professora Érika Cruz, destaca que as ações realizadas pelo município neste ano são inéditas e tem como base o entendimento que a diversidade de nossas escolas é uma potência que precisa ser considerada em todas as ações planejadas pela Secretaria de Educação.
Veja abaixo a tabela mostrando a taxa de participação de cada escola.

O resultado preliminar da avaliação será divulgado pelo Ministério da Educação em julho de 2026 e o Gerente de Ação Pedagógica Alexandre Valva considera ser grande a possibilidade de melhora nos índices do município considerando as ações assertivas que foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação e o trabalho competente realizado diariamente pelos professores e demais servidores nas escolas da rede municipal.
