Evite multas e estimule o desenvolvimento econômico do município
O novo sistema de estacionamento rotativo, implantado pela Prefeitura na Av. Brasília a pedido dos comerciantes para que haja desenvolvimento econômico no município, está em funcionamento desde o dia 30 de março e tem apresentado melhor controle do uso do espaço público.
Agora, com a permanência máxima de duas horas, a utilização do espaço disponível tornou-se mais democrática, permitindo que um maior número de usuários encontre vaga para estacionar seu carro ou moto, fazer seu compromisso e sair, evitando que a avenida ficasse com veículos parados o dia inteiro no local sem razão.
O horário de funcionamento do sistema durante os dias de semana é das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 13h e livre aos domingos e feriados. As tarifas foram estabelecidas em R$ 2,50/hora para automóveis e R$ 1,25/hora para motocicletas. Estas poderão estacionar apenas nos locais a elas destinados no horário do estacionamento rotativo. Fora deste podem ocupar as vagas destinadas aos automóveis.
Por enquanto, o estacionamento rotativo está implantado apenas na Av. Brasília, entre o Portal São Benedito e a Rua Virginópolis. Para estacionar, o usuário deve baixar o aplicativo “xpark santa luzia” (disponível para Android 4.1 ou superior através do Google Play ou iOS pelo AppStore) e efetuar a compra do ticket ou ir até um dos pontos de venda já credenciados pela Prefeitura, na Av. Brasília nºs 735, 1840, 2261 e 2269.
Já para carga e descarga, o tempo máximo de permanência na vaga é de 1 hora, não havendo necessidade de pagamento dos tickets – porém é necessária a ativação do estacionamento no app. Vagas foram reservadas para portadores de deficiências e para idosos, de acordo com a legislação federal. Estas foram distribuídas entre as quadras e encontram-se próximas aos bancos, clínicas e estações de ônibus. Para seu uso, é obrigatória a exposição no para-brisa da credencial emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, bem como a ativação do ticket.
Para quem preferir comprar o ticket num dos pontos de venda, será necessário informar o CPF e a placa do veículo. O comprovante será enviado digitalmente ou poderá ser impresso. Não é necessário deixar nenhum papel no painel do veículo, uma vez que a fiscalização e todos os procedimentos são realizados digitalmente através do aplicativo. Dúvidas poderão ser sanadas através do telefone 31 3642-1010.