Inicio » Notícias » Estudantes franceses visitam Centro Histórico de Santa Luzia

Estudantes franceses visitam Centro Histórico de Santa Luzia

1 de fevereiro de 2023

Oito cidadãos franceses, sendo cinco estudantes, com idades entre 18 e 22 anos, e três educadores, estiveram na tarde da terça-feira (31) em visita guiada e traduzida ao Santuário de Santa Luzia e ao Museu Aurélio Dolabella. Os visitantes, provenientes da cidade de Douai, no norte da França, são alunos e professores do CFA Agricole Public des Hauts-de-France, instituição com sede na cidade de Airion, 90km ao norte de Paris. A visita é parte do Projeto França-Brasil, um convênio firmado entre a escola francesa e o IFMG – Instituto Federal Minas Gerais – campus de Santa Luzia para troca de experiências práticas nas áreas de Gestão Hídrica e Paisagismo.

Esta é a terceira vez que estudantes daquela instituição vêm a Santa Luzia, desta vez alunos do curso de Gestão Hídrica, equivalente francês a tecnólogo de nível superior. A primeira visita foi em março de 2020 (8 alunos e 2 educadoras), um mês após a escola francesa ter procurado o IFMG propondo atividades conjuntas. O convênio foi firmado em setembro do mesmo ano e em abril de 2022 veio a segunda turma de visitantes (3 alunos e 2 educadoras), estes do curso de Paisagismo.

“Para eles é uma experiência prática, conhecer a bacia hidrográfica do Rio das Velhas”, explicou Daniel Miranda, professor e chefe do setor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG. Segundo ele, para além dos passeios culturais, desta vez os visitantes realizaram atividades ligadas a sua área, como visitas técnicas às instalações da Copasa e às Ocupações Izidora, na divisa com Belo Horizonte, onde tiveram contato com hortas comunitárias e obras de saneamento.

“Nosso intuito é apresentar a cidade, o nosso patrimônio histórico, com ênfase para seu estado de preservação”, disse o superintendente de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Marco Aurélio Fonseca. “Este projeto é uma troca de experiências entre a Prefeitura e o IFMG”, concluiu.

Em sua terceira visita a Santa Luzia, a educadora Virginie Fouquet, responsável pela cooperação internacional da instituição francesa, demonstrou entusiasmo com a cidade: “Além do acolhimento excepcional, o que nos chama a atenção é a riqueza da biodiversidade!”, disse. Do Brasil para a França a primeira turma foi em dezembro de 2021, composta por duas alunas. Para outubro, está programada nova visita, de cinco estudantes, pelo projeto, o qual é patrocinado pelo CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.