A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou nesta sexta-feira (24), um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra. A ação foi realizada no pátio da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Destino e teve como proposta a conscientização e oferta de serviços para a população.
A organização do evento ficou por conta do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bom Destino e teve como parceiros o Instituto Divina Providência, o Instituto Lapidar e a Escola Municipal Jaime Avelar. No local, os participantes assistiram a apresentações culturais, palestras, atrações infantis e acessaram serviços estéticos como trança afro, manicure e pedicure, estética facial, corte de cabelo, além da atualização e inscrição do Cadastro Único, informações sobre os demais serviços da Assistência Social, aferição de pressão arterial e testes rápidos.
Presente no evento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Júlio César Cesário de Oliveira falou sobre a importância do evento: “Este evento teve por objetivo a reiteração do tema sobre consciência negra como forma de enfrentamento às desigualdades raciais. A proposta foi conscientizar a comunidade luziense e promulgar a importância de se enfrentar todo tipo de pré-conceito. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania busca de forma interativa propor o envolvimento da comunidade nestas importantes discussões que resultam na promoção humana e na garantia de direitos”, destacou.
Dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519/2011. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Importante momento para celebrar e debater a valorização do povo e da cultura africana e sua contribuição para o desenvolvimento do país.