Muita música, poesia e animação marcaram o encerramento do projeto Era uma vez…, em um evento realizado na manhã desta quinta-feira (23), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que incentiva a leitura entre estudantes da rede municipal de ensino. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Ocimar Carmo e de profissionais da Educação.
Desenvolvido ao longo de todo ano, a culminância do projeto contou com uma programação intensa, com apresentações de estudantes das escolas municipais luzienses. O cerimonial foi feito por alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria da Glória de Castro Veado, em formato de podcast. Em seguida, alunos da Escola Municipal Lúcia Viana Paiva mostraram um pouco da cultura e da tradição de Minas, com belas apresentações artísticas como o Canto das Lavadeiras, Dança do Boi e Folia de Reis.
Em seguida, atrações musicais animaram os convidados, como o cantor Thom Farias, que tem um trabalho de pesquisa da música mineira e cantou diversos sucessos de compositores de Minas Gerais, o aluno da EJA da Escola Municipal Professora Síria Thébit, Nescau, que teve suas poesias trabalhadas em contraponto à obra de Carolina Maria de Jesus durante as atividades do “Era uma vez…” e a aluna da Escola Municipal Dona Quita, Gabi Ribeiro.
Para finalizar, foi apresentado o tema da quinta edição do projeto, que será realizada em 2024: “Mulheres: autoria, representatividade e protagonismo”, e a estudante Jéssica Coelho de Araújo Costa, da Escola Municipal Jaime Avelar Lima, declamou o poema “Vozes Mulheres”, da escritora mineira, Conceição Evaristo.
O projeto “Era Uma Vez…” é desenvolvido nas escolas durante o ano, envolvendo toda comunidade escolar. Cada instituição de ensino escolhe, dentro do tema – que neste ano foi Mineiridades – o autor ou o ilustrador que apresentará aos estudantes. Ao longo dos meses, além das atividades realizadas nas escolas, são promovidos encontros formativos, voltados aos supervisores pedagógicos e aos professores e apresentações artístico-literárias aos estudantes.