Por ocasião do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, com o intuito de homenagear as mulheres negras e chamar atenção à data, convida a todos a visitar seu site oficial e seus storys para visualizar uma exposição virtual sobre o tema.
Os dados mostram que o feminicídio tem cor. As mulheres negras são discriminadas em diversos setores. No mercado de trabalho, em razão da herança cultural racista e escravocrata, estão expostas a condições precárias de emprego, desigualdade de salários, baixa remuneração, exploração da mão de obra e assédios moral e sexual.
Assim, a data é relevante para celebrar a resistência das mulheres negras e fortalecer a emancipação e autonomia diante das lutas cotidianas contra a opressão de gênero e étnico-racial. A valorização da identidade e da cultura afro-brasileira são fundamentais para dar visibilidade e respeito às mulheres negras, além de fomentar o diálogo acerca de elementos importantes como raça, classe e gênero.