Inicio » Notícias » Guarda Civil Municipal de Santa Luzia cria e apresenta a outros municípios mineiros campanha estadual de educação para o trânsito

Guarda Civil Municipal de Santa Luzia cria e apresenta a outros municípios mineiros campanha estadual de educação para o trânsito

3 de março de 2021

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Santa Luzia, órgão da Guarda Civil Municipal, vinculado à secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte da Prefeitura, criou e está levando ao conhecimento de outros municípios mineiros a campanha “Sinais de Minas”, nome proveniente das três cores do semáforo uma vez que a campanha é dividida em três fases: verde, amarela e vermelha.

A campanha, que foi idealizada pelo superintendente de Trânsito e Transporte, GCM Herivelton Magno dos Santos, consiste em uma série de ações que visam conscientizar motoristas, motociclistas, pedestres e futuros condutores sobre as boas práticas de condução, com o intuito de reduzir os acidentes nas vias públicas. Na fase verde cada município participante será responsável por promover campanhas educativas em vias públicas, escolas, locais públicos etc., através de blitze educativas e palestras.

Na amarela as ações serão mais efetivas, com feiras, espetáculos, simulações de acidentes, entrega de brindes educativos, cursos e seminários. E a fase vermelha, a ser implantada nos períodos das férias escolares tanto de meio quanto de final de ano, é quando serão feitas as fiscalizações mais efetivas e rigorosas pelos órgãos responsáveis por manter a ordem no trânsito: guardas municipais, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Numa primeira reunião, a proposta da campanha foi apresentada ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem, à PRF – Polícia Rodoviária Federal e aos militares da Transitolândia, percurso educativo de responsabilidade do Batalhão de Trânsito da PM-MG, localizado no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte. E na segunda reunião, realizada na manhã da quarta-feira (3) no auditório da Prefeitura, a ideia foi apresentada a representantes das guardas municipais de vários municípios da RMBH. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes representando as GCMs de Nova Lima, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Itabirito, Sabará, Rio Acima e ainda de Conceição do Mato Dentro e de Diamantina.