Objetivo foi verificar se as novas regras de rodízio na abertura do comércio estão sendo cumpridas por lojistas. Durante a fiscalização foi possível perceber redução do fluxo de pessoas na Avenida Brasília, bem como o uso da máscara por 70% dessas pessoas, as quais eram orientadas ao uso correto
A partir desta segunda-feira (22) entrou em vigor as novas regras e orientações para o funcionamento do rodízio na abertura do comércio em Santa Luzia, conforme novo Decreto publicado pelo Executivo na última sexta-feira (19). E para garantir que as normas sejam cumpridas, a Guarda Civil Municipal em parceria com o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas realizou vistoria em comércios por toda a extensão da Avenida Brasília. O objetivo da ação foi verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo as exigências do Decreto 3559, bem como prestar informações aos comerciantes sobre a importância de seguir as orientações sanitárias para evitar a disseminação do novo Coronavírus no município. Neste primeiro dia de fiscalização já se percebeu bons resultados da ação, com significativa redução do fluxo de pessoas na Avenida Brasília, bem como o uso da máscara por 70% dessas pessoas.
O Novo Decreto regulamenta o rodízio do funcionamento do comércio nos próximos 15 dias, como medida preventiva de proteção à saúde e com objetivo de evitar aglomerações, tendo em vista que o pico de contágio pelo Coronavírus previsto por especialistas em saúde compreende os próximos dias. “Estamos orientando os comerciantes quanto ao cumprimento do Decreto 3559, bem como prestando esclarecimentos sobre a escala de revezamento proposta pela Prefeitura. Também estamos verificando se os estabelecimentos estão disponibilizando álcool em gel para higienização na entrada das lojas. Vale ressaltar que o uso da máscara é obrigatório no município, e é de extrema importância, manter o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde”, explicou um dos responsáveis pela ação, o comandante da Guarda Civil Municipal, Walison Batista.
Com a obrigatoriedade do uso da máscara, quem não dispunha do acessório, recebia um fornecido pela Guarda Civil Municipal.
Comerciante da região, Mateus Santiago aprovou a iniciativa. “Estão de Parabéns! É muito importante a realização desta fiscalização aqui na Avenida Brasília, todos precisam se conscientizar e fazer a sua parte. Temos que agradecer que ainda podemos trabalhar, mesmo que em dias alternados”, exclamou.
Durante toda manhã, 23 estabelecimentos foram visitados pelas equipes da Prefeitura, e ambulantes foram orientandos quanto à proibição das atividades na cidade. Até o momento não foram emitidas notificações. Os lojistas que não cumprirem as novas regras podem ter seus alvarás de funcionamento cassados. O novo Decreto tem validade de 15 dias, podendo ser prorrogado mediante instrumento jurídico adequado. Acesse o documento na íntegra pelo link: http://bit.ly/2V4EjC7