Inicio » Notícias » Guarda Civil Municipal e servidores da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes participam de treinamento do estacionamento rotativo

Guarda Civil Municipal e servidores da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes participam de treinamento do estacionamento rotativo

20 de janeiro de 2020

A princípio, a Área Azul será implementada na Avenida Brasília nas próximas semanas

Foi realizada, na sala de conselhos da Prefeitura de Santa Luzia, uma capacitação para a implementação do estacionamento rotativo na Avenida Brasília. Participaram do treinamento guardas civis municipais e servidores da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. O objetivo foi explicar e detalhar como será o funcionamento do aplicativo Área Azul, a venda presencial nos pontos credenciados e as formas de fiscalização. Todos os procedimentos serão realizados de forma digital pelo aplicativo.

Para quem reservar a vaga pelo aplicativo, que estará em breve disponível para download, o pagamento será feito por cartão ou boleto, neste caso terá um valor mínimo a ser estabelecido. O comprovante ficará no histórico do aplicativo e também poderá ser enviado por email. Para quem adquirir a vaga através de um vendedor credenciado, deverá fornecer o CPF e a placa do veículo. O comprovante será enviado digitalmente ou poderá ser impresso. Não é necessário deixar nenhum papel no painel do veículo, uma vez que a fiscalização e todos os procedimentos serão realizados digitalmente através do aplicativo.

 

O credenciamento de vendedores já é realizado pela Prefeitura e, assim que finalizar, o estacionamento rotativo será implementado. A previsão é de que já nas próximas semanas o sistema esteja em funcionamento. No começo, serão 12 faixas na Avenida Brasília, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados até às 13h. Domingos e feriados não terão a faixa azul, ficando liberado o estacionamento. O prazo nas vagas é de duas horas, mais 10 minutos de tolerância. Transcorrido este período, o proprietário do veículo poderá ser multado. Não é possível a renovação da vaga na sequência após transcorrido o tempo mencionado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Islande Batista, o estacionamento rotativo irá democratizar a Avenida Brasília. “O objetivo é dar oportunidade a todos de estacionarem e não apenas alguns como ocorre em vários pontos. No começo terão dúvidas e as reuniões e capacitações como esta, além das campanhas educativas junto à população, são fundamentais para esclarecer como será todo o procedimento. Com o tempo iremos aprimorando”, destacou.