O Solar da Baronesa recebeu na última sexta-feira (19), o lançamento do livro “Horizontes de Eventos da Batalha de Santa Luzia”, resultado de uma pesquisa histórica e arqueológica feita pelo escritor Gustavo Villa sobre a Revolução Liberal de 1842, ocorrida em terras luzienses. Durante o evento, Gustavo explicou para os presentes sobre as particularidades do seu trabalho e contou um pouco da batalha travada no município.
De acordo com Gustavo Villa, o gosto pela temática vem desde a infância, quando ainda no colégio, ouvia a história sobre a batalha contada por suas professoras. “Esse assunto me desperta interesse desde criança, quando eu ainda estudava na Escola Municipal Modestino Gonçalves. Sempre tive esse assunto na cabeça. Depois que me formei em história, continuei a me interessar pela historiografia de Minas e do Brasil. E outro elemento que contribuiu para que eu escrevesse o livro foi quando comecei a fazer uma árvore genealógica da minha família e percebi que um dos meus antepassados atuou efetivamente nesta batalha”, contou.
A administradora e fotógrafa Jéssica Facre esteve presente no lançamento do livro. Ela elogiou a forma como a história é contada. “A obra conta a essência de como se originou toda cultura local, é um novo olhar sobre tudo. Isso muda a autoestima e o processo de pensamento a respeito de tudo. Achei muito interessante a temática abordada na obra, pois resgata a história da cidade”, disse.
A obra aborda os detalhes da batalha de Santa Luzia sobre dois pontos históricos, o aspecto social, parte que foram resgatadas biografias de pessoas que viveram em Santa Luzia no séc. XIX que participaram e tiveram suas vidas alteradas por esta batalha. Outro aspecto é o arqueológico, onde foi utilizada uma carta topográfica que foi feita na época por um engenheiro e esta carta é trazida para o presente, mostrando os locais onde houve o conflito. “Geralmente as pessoas pensam que a batalha ocorreu somente no Muro de Pedras, e não foi. Na obra mostro 58 sítios arqueológicos por onde passaram tropas, lugares onde foram enterrados soldados, onde tiveram batalhas, e tudo isso eu mostro no livro”, pontuou Gustavo Villa.
A intenção do autor é apresentar o livro para as escolas do município, com uma linguagem adaptada para as crianças, com objetivo de fazer com que a história da Revolução Liberal chegue às crianças e, com isso, elas tenham oportunidade de conhecer a história de Santa Luzia. A iniciativa tem a apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.