A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está estruturando o Hospital São João de Deus para a reabertura da maternidade na instituição. Para atendimento às mamães luzienses serão disponibilizados inicialmente 10 leitos. O espaço está sendo montado de acordo com as normas da vigilância sanitária, respeitando todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. Para a reabertura da maternidade, o São João de Deus atuará em parceria com o Hospital Maternidade Sofia Feldman, uma referência no serviço.
Nesta quarta-feira (4), gestores da prefeitura foram recebidos pelos diretores do Hospital São João de Deus para uma visita ao local onde funcionará a maternidade do município. O espaço conta com leitos pré e pós parto, que visa ofertar assistência humanizada à população, colocando a mulher no centro da atenção.
De acordo com os diretores da instituição de Saúde, já está sendo realizado o processo de contratação dos profissionais de Saúde que irão trabalhar no local. Presente no Hospital São João de Deus, a Secretaria Municipal de Saúde Nádia Tomé falou sobre a reabertura da maternidade. “É preciso ter um planejamento para estruturarmos um bom atendimento a todas as mamães. São várias etapas e temos que pensar em todos os detalhes para a população ter acesso a todos os serviços com qualidade e excelência”, explicou.
O Hospital São João de Deus foi reaberto em abril de 2020, depois de cerca de cinco anos fechado. Os esforços foram feitos para atender o município durante a pandemia da Covid-19. Em 18 de março foi assinada a renovação por mais dois anos do decreto de intervenção com a instituição de saúde, que foi pactuado junto ao Ministério Público com um novo Termo de Ajustamento de Conduta.