Inicio » Notícias » Inaugurada a UBS Vale das Acácias com capacidade para 5 mil atendimentos mensais

Inaugurada a UBS Vale das Acácias com capacidade para 5 mil atendimentos mensais

14 de outubro de 2024

Na tarde desta segunda-feira, 14 de outubro, foi inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vale das Acácias, localizada na Avenida Alberto Calixto, altura do nº 1274, em Santa Luzia. A nova estrutura representa um avanço significativo na saúde pública da região, que anteriormente contava com sua UBS em imóvel alugado, promovendo economia para os cofres municipais e melhorias na qualidade do atendimento.

A nova unidade, de porte 2, atenderá as populações do Vale das Acácias, do Vale dos Coqueiros e de parte do bairro Liberdade. A equipe inicial é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além de apoio em especialidades como Ginecologia, Pediatria, Cardiologia e Psiquiatria. A equipe e-Multi (ex-NASF), que inclui fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e assistente social, estará disponível para atender às diversas necessidades da população.

A nova UBS prestará 20 serviços e atenderá cerca de 4 mil munícipes cadastrados, com previsão de realizar de 4 a 5 mil atendimentos mensais. A estrutura inclui quatro consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de pré-consulta, reunião, esterilização, curativos, vacinação e observação, além de uma ampla recepção e estacionamento, e uma área de atividade física que receberá uma tenda em breve.

“Com esse novo equipamento, conseguimos atender um maior número de pessoas com mais conforto. Melhoram também as condições de trabalho dos funcionários”, afirmou Thaís Botter, coordenadora da Atenção Primária do município. Andréa Rosa, Agente Comunitária de Saúde há 10 anos, também comemorou a inauguração: “Ficou ótimo! Agora haverá atendimento para exames e especialidades, e nós teremos melhores condições de trabalho”.

A UBS Vale das Acácias é a sexta nova unidade construída de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde pela atual administração, que planeja entregar mais duas UBSs: uma no bairro Jabaquara e outra na Virgem dos Pobres, essa de porte 3.

A nova unidade funcionará das 8h às 17h, com a previsão de ampliação do horário para 7h às 19h, quando da implementação de uma segunda equipe. A inauguração representa um passo importante na melhoria do acesso à saúde em Santa Luzia.