Uma vez mais inovando no tema Educação para o Trânsito, Santa Luzia inaugurou na manhã do sábado (25), na Praça da Juventude, no bairro Cristina, o projeto “Transitolândia Móvel”, que consiste em um espaço equipado com a simulação de um trajeto viário, com cerca de 100m de extensão e dotado de sinalização de trânsito, para que crianças de até 7 anos o percorram pilotando motocicletinhas elétricas.
A iniciativa, da Coordenação de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes da Prefeitura de Santa Luzia; faz parte do projeto “Minhas Primeiras Lições de Trânsito”, que visa levar educação para o trânsito, de forma lúdica, a alunos dos 1º, 2º e 3º períodos do Ensino Fundamental de toda a rede municipal de ensino luziense. Segundo o coordenador, GCM Herivelton Magno dos Santos, o projeto será estendido a outros pontos da cidade.
Magno informa que todas as UMEIs já ganharam um kit completo para montar o circuito, sempre com placas e demais sinalizações de trânsito (como Proibido Estacionar, quebra-molas, faixas de pedestre e semáforo que simula a mudança de cores) e que, além disso, a brincadeira será montada em vários outros logradouros públicos – o próximo será a Praça da Pedra Bonita e em breve será a vez da Praça de Pinhões.
Porém, as ações educativas iniciam antes de a criança pilotar a motocicleta: tudo começa com uma palestra do projeto “Cuca Legal”, pelo qual agentes da Guarda Civil Municipal vão às salas de aula e entregam aos pequenos do 1º ao 5º ano livros sobre o tema, sempre adequados a cada faixa etária. São obras didáticas para desenhar, colorir e responder perguntas. E todas as crianças que concluírem os exercícios ganham ainda um diploma. A previsão é até o final do ano levar o programa a todos os alunos dessa faixa etária.