Inicio » Notícias » Inaugurada nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial III – CAPS Adulto na Fazenda Boa Esperança

Inaugurada nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial III – CAPS Adulto na Fazenda Boa Esperança

7 de julho de 2020

Espaço mais amplo proporcionará mais comodidade para atendimento à população e vai gerar uma economia de cerca de R$ 60 mil ao ano para os cofres públicos municipais

Foi inaugurada nesta terça-feira (7), a nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial III – CAPS Adulto “Maria José Sabarense”, na Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, no local onde funcionava o Centro de Consultas Especializadas do município – CCE. Agora em um espaço mais amplo, a nova sede do equipamento vai proporcionar mais conforto para o atendimento aos pacientes que utilizam os serviços. Para abrigar a nova sede do CAPS, o espaço passou por uma completa reforma e adaptações. O equipamento leva o nome de uma emblemática e querida paciente que trabalhou durante quase oito anos como voluntária no local. Com sede própria, a administração municipal vai ter uma economia de cerca de R$ 60 mil.

“Há 14 anos, a equipe de saúde mental aguardava a oportunidade de se instalar neste novo espaço e foi sonhado por alguns profissionais que ainda estão com a gente hoje, e outros que passaram por aqui em algum momento. Estamos muito felizes com a nova sede”, destacou a coordenadora do departamento de Saúde Mental do município, Adenisia Araújo. De acordo com Adenisia o equipamento presta cerca de 3.000 mil atendimentos mensalmente.

O novo espaço está localizado em uma área ampla da Fazenda Boa Esperança, que conta com mais de 1.000 m² e possui 6 consultórios, sendo 2 consultórios médicos e 4 consultórios destinados ao atendimento de psicologia e assistência social. O local também possui enfermarias, farmácia, banheiros espaçosos, recepção ampla, além de uma área adequada para a realização de atividades de terapia ocupacional.

O CAPS Adulto oferta uma vasta cartilha de serviços à população e presta atendimento para pacientes com transtorno mental grave, atendimento de urgência e emergência, e pernoite, que é um tipo de internação onde o paciente fica por um curto período e atendimento ambulatorial. Atualmente o município conta com atendimento psiquiátrico em todos os postos de saúde. O atendimento do CAPS compreende os seguintes profissionais: médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogos, assistência social e terapia ocupacional.

Presente na inauguração, o chefe do Executivo luziense, o prefeito Delegado Christiano Xavier ressaltou a importância em ter o CAPS em uma nova sede e espaço próprio da Prefeitura. “Estamos em nossa própria casa e com isso vamos ter uma economia significativa para os cofres públicos municipais, pois não precisaremos mais arcar com altos custos de aluguel. O novo espaço vai proporcionar mais conforto para os pacientes e funcionários que utilizam o espaço”, finalizou.