Dia feliz em Santa Luzia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. O novo equipamento da assistência social está localizado na Casa Tófani, que fica na Praça Getúlio Vargas – bairro São João Batista e o evento contou com a presença de diversas autoridades, membros da sociedade civil, conselhos municipais, representantes do Governo Federal, OAB, da Câmara Municipal, Polícia Militar, além do Prefeito Pastor Sérgio e do Delegado Titular da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres de Santa Luzia, Dr. Pedro Cunha.
O centro é mais um serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência de gênero. No local, as mulheres que precisarem de atendimento terão apoio psicológico, assistência jurídica, encaminhamento à serviços de saúde, de empregabilidade, geração de renda, oficinas e até mesmo encaminhamento à serviços de abrigamento, quando necessário. Até então, na cidade, este público era atendimento pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
“Hoje inauguramos um espaço específico para a mulher em situação de risco, com o objetivo de minimizar o número de casos de violência gênero. Em Santa Luzia trabalhamos em rede, são diversos atores trabalhando com esse propósito de apoio e acolhimento”, destacou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva Gabrich.
E os números são, de fato, alarmantes. Segundo o Delegado Titular da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres, em 2021, 73% dos inquéritos encaminhados à Justiça eram da Delegacia da Mulher. Outro número impactante é o de estupros. Em 2021 foram 160 registros na cidade. “A delegacia é a porta de entrada da vítima e a assistência social entra com esse outro viés da mulher que não consegue se desvencilhar do agressor. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Somente quem está inserido tem dimensão do problema”, reforçou o delegado.
“Essa é mais uma peça dessa grande engrenagem, que está à disposição daqueles que precisam. São situações urgentes, que temos a oportunidade de amenizar enquanto gestores públicos com a criação deste espaço. A mulher é a estrutura da sociedade e hoje inauguramos um local que será referência para aquelas que mais precisam”, finalizou o prefeito.