Inicio » Notícias » Inaugurado o primeiro Centro de Coleta Seletiva de Santa Luzia

Inaugurado o primeiro Centro de Coleta Seletiva de Santa Luzia

9 de agosto de 2023

Em um amplo galpão, de 592m2 de área por 6m de pé direito, foi inaugurado, na tarde da quarta-feira (9), o primeiro Centro de Coleta Seletiva do município de Santa Luzia. No local, em breve serão recebidos, triados, embalados e comercializados os materiais recicláveis provenientes dos 7 ecopontos, 22 muros ecológicos e dos carrinhos dos 9 coletores associados ao projeto, sendo 5 homens e 4 mulheres, todos membros da Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Luzia, a Ascaluz.

O novo centro, localizado na Av. Bernardo Guimarães, 560, bairro Londrina, funcionará de 2ª a 6ª, das 8h às 17h e, para a inauguração, já se encontrava equipado com mesa de triagem, triturador de vidro, empilhadeira manual, balança digital, caçambas, tambores, bombonas e bags de coleta. Para breve, aguarda-se ainda a chegada de uma prensa. Ali serão processados papéis, plásticos, metais e vidros. De suas instalações, fazem parte mezzanino, escritório, sala de reuniões, cozinha e 3 banheiros.

“Esta é uma conquista muito importante para nós, coletores, fruto de uma luta de 2 anos”, disse o presidente da Ascaluz, Ediano Neves. Sua opinião era compartilhada por uma das coletoras, Auxiliadora Brasilina: “O meio ambiente agradece. E, também, esse centro irá gerar empregos e renda”, disse. “A gestão, operação e comercialização ficará a cargo da Associação”, explicou o técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Daniel Pena.

Segundo Daniel, numa primeira fase, será feito um trabalho de capacitação dos associados; em uma segunda fase, será iniciado o acolhimento dos materiais dos ecopontos e dos muros ecológicos; na terceira fase, a coleta seletiva será estendida para todo o bairro Londrina e, por fim, numa quarta fase, ampliada para todos os bairros da cidade, gradualmente. “Este é mais um projeto do Programa Santa Luzia Sustentável, o qual inclui a instalação de mais ecopontos, muros ecológicos, coleta domiciliar porta a porta e também conscientização da população”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Silva da Conceição.

Participaram da cerimônia de inauguração alunos da E. M. Marina Viana de Castilho, do bairro Londrina; secretários municipais; vereadores; o prefeito, Pastor Sérgio e o ex-prefeito, atual deputado estadual, Delegado Christiano Xavier, que contribuiu para a concretização do projeto.