Foram inaugurados na tarde da quarta-feira (6) os dois primeiros muros de escalada da cidade, de um total de cinco previstos. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e os dois primeiros equipamentos a entrar em funcionamento ficam um no Ginásio Poliesportivo e outro no canteiro central da Av. das Indústrias, no Novo Centro, em frente de onde está em construção o futuro mercado municipal. Dentro das próximas duas semanas, deverão ser inaugurados os outros três, sendo um na Praça da Pedra Bonita, outro na Praça da Juventude e ainda um no bairro Morada do Rio.
“A escalada é um dos movimentos naturais do ser humano e ajuda a desenvolver, sobretudo nas crianças, equilíbrio, força, técnica, coordenação motora e estabilidade psicológica”, disse o idealizador do projeto, o professor de Educação Física Flávio Rogério Henck Sabino. “Trata-se de um dos esportes mais completos e que já ganhou status olímpico, tendo participado nas últimas olimpíadas, em Tókio, com 3 modalidades. E já está confirmada sua presença também nas próximas, na França”, esclareceu.
Os novos muros são feitos em madeira, com altura de 2,5m e largura de 6,4m. As agarras (apoios para mãos e pés) estão na frente e no verso do muro, são de resina, de diferentes tamanhos e pintadas em cores diversas, que designam diferentes níveis de dificuldade. Cada muro permite a execução de várias dinâmicas, como por exemplo escaladas horizontais, e comporta até 8 atletas praticando simultaneamente. A modalidade praticada nos novos muros é a Boulder, a qual simula uma escalada em rocha sem o uso de equipamentos convencionais, como cordas e mosquetões.
Os novos equipamentos podem ser usados por interessados de todas as idades sem que para isso seja necessário qualquer tipo de inscrição. Podem ser explorados também pelas crianças, mas recomenda-se a idade mínima de dois anos e acompanhamento dos pais.