Inicio » Notícias » Iniciadas as obras de asfaltamento da estrada entre Ribeirão da Mata em Santa Luzia e Vespasiano

Iniciadas as obras de asfaltamento da estrada entre Ribeirão da Mata em Santa Luzia e Vespasiano

22 de março de 2022

“Esta é uma obra que estamos aguardando há mais de 40 anos”, comemorava Fernando de Paula, morador e líder comunitário informal do distrito luziense de Ribeirão da Mata. Ele se referia ao início do asfaltamento de um trecho de 2,7km da estrada que liga a igreja de Ribeirão da Mata a Vespasiano, dando acesso direto à MG-10. No momento, 900m de sub-leito (terra) já foram tratados, dos quais 300m já receberam a base de bica corrida. A obra é feita a partir da divisa das duas cidades e deve ser concluída dentro de 4 meses, talvez 3 se as condições atmosféricas forem favoráveis.

Os trabalhos prévios incluem: levantamento topográfico, alargamento de alguns trechos, regularização do terreno e limpeza do leito de terra. A nova estrada terá 7m de largura e irá da igreja até a divisa dos municípios, onde se ligará ao asfalto de Vespasiano – o qual naquele trecho, por uma feliz coincidência, também está sendo reformado. As obras estão sendo tocadas com recursos próprios da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, e fazem parte do Pacote de Obras que está beneficiando com pavimentação 87 logradouros de Santa Luzia.

Ao longo de um trecho de 50m que beira as águas do Ribeirão da Mata, também será construída uma contenção, por meio de um muro de arrimo feito de gabiões. Após concluídas as obras de pavimentação será construída a drenagem superficial, com meios-fios e sarjetas, e instaladas as sinalizações horizontal e vertical. A empresa responsável pelas obras é a BTEC Construções, de Belo Horizonte, sob supervisão da Secretaria de Obras.

Dante Duarte, morador do local, de cima de sua moto elogiava a iniciativa: “É uma maravilha, o sonho de todos por aqui. Em época de chuvas a estrada se tornava um problema pela lama e na seca pela poeira”. O asfaltamento do trecho compreendido entre a igreja de Ribeirão da Mata e a Av. Dr. Ângelo Teixeira da Costa, de cerca de 5.500m, ainda depende de autorizações do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, visto tratar-se a igreja de patrimônio cultural.