Dando sequência aos trabalhos de modernização de um dos principais corredores de tráfego da cidade, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu início na manhã da quinta-feira (12) à construção de uma cortina atirantada, que irá conter o barranco para o alargamento da via no trecho compreendido entre o SESC e os cerca de 200m seguintes em direção à Sede.
Naquele trecho, o barranco será cortado para dar lugar a mais uma faixa de trânsito, ciclovia e calçada – e a terra será contida por esta obra de engenharia, que consistirá em dois muros em degrau (um no nível da calçada, um platô e outro mais recuado), com cerca de 4,5m de altura cada, presos ao talude por estirantes, que são perfurações de cerca de 16m para dentro do solo, inclinadas para baixo e preenchidas com concreto, tendo ao centro um vergalhão de aço. Cada estirante pode suportar cargas que vão de 60t a 80t.
As obras serão executadas por uma empresa terceirizada, a Construtora Marins, com sede em Belo Horizonte, sob a supervisão da Secretaria de Obras. As escavações já foram iniciadas e a previsão de término é para 180 dias, dependendo das condições climáticas. Durante esse período, o trânsito da avenida em direção a São Benedito estará sendo desviado por dentro do bairro Belo Vale. Veículos pesados devem utilizar um desvio mais longo, pela Rua Rio das Velhas e Av. das Indústrias. No sentido contrário o trânsito não sofreu alteração.