Encerrando a campanha Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês várias ações de conscientização sobre as hepatites virais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As ações foram realizadas por equipes de enfermagem das UBS e do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), com a finalidade chamar atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, além de ampliar o acesso ao diagnóstico da doença.
Foram realizadas palestras, entregas de materiais educativos, roda de conversas e aplicados testes rápidos aos pacientes que manifestaram interesse. As ações fazem parte do calendário anual da Atenção Primária do município de Santa Luzia.
O que são hepatites virais?
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.
Cuide da sua saúde! Faça o teste rápido.