Em uma cerimônia que reuniu cerca de 100 pessoas na manhã desta sexta-feira (24) na Praça Getúlio Vargas, a Praça da Estaçãozinha, a Polícia Militar de Minas Gerais formalizou o lançamento da Operação Black Friday, a qual será continuada pela Operação Natalina, com encerramento previsto para o início de janeiro de 2024.
As operações conjuntas consistem no reforço de 10% a 15% no efetivo de policiais militares nas ruas da cidade, sobretudo nas áreas de comércio, durante o final do ano. A razão é a necessidade de maior segurança aos cidadãos e ao patrimônio em geral nessa época, devido ao aquecimento da economia, com o consequente aumento da circulação de pessoas. Ao todo, as operações envolverão cerca de 100 agentes em policiamento ostensivo.
Da cerimônia participaram policiais das 3 companhias de Santa Luzia, incluindo a de Táticos Móveis, e estiveram presentes o Comandante da 3º Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Hansen; o Comandante do 35º Batalhão PM, sediado em Santa Luzia, Tte-Cel. Rubens; o prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio; o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Cel. Walter Anselmo Simões Rocha; o diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas, Russlan Abadjieff e os representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Luzia – Sindicomércio, Breno Diniz e Flaviane Souza.
“Esta é uma iniciativa muito importante da Polícia Militar porque, com a Black Friday e o pagamento do 13º salário, é a época do ano de maior circulação de valores no comércio”, disse Flaviane. Segundo a Polícia Militar, Santa Luzia tem se mostrado uma das mais seguras cidades mineiras, com decréscimo contínuo nos números de crimes violentos nos últimos 14 anos. As operações Black Friday e Natalina, juntas, irão mobilizar todas as modalidades da PM, incluindo os policiamentos de meio ambiente e de trânsito.