A manhã chuvosa desta sexta-feira (14) não atrapalhou a festa do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, nas dependências do Ginásio Poliesportivo, que comemorou a formatura de mais 1300 estudantes, das 5ªs e 7ªs séries, com idades entre 10 e 14 anos, das escolas estaduais e municipais da cidade.
O programa, “uma parceria entre a escola, a família e a polícia”, é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura, e tem por objetivo ensinar as crianças a “escolher uma vida segura e saudável”, longe das drogas. É realizado em Santa Luzia desde 2004 e no primeiro semestre de 2023 já formou 2230 estudantes luzienses.
Esta formatura foi a terceira este ano. No dia 28 de maio, foram formados 250 alunos do Ensino Médio (idades de 15 a 17 anos) e na sexta-feira da semana passada (dia 7) a segunda cerimônia formou outros 340, da Educação Infantil (5 a 6 anos). Em Minas Gerais, o programa já formou mais de 4 milhões de alunos. “Acho maravilhoso, estou encantada!”, aprovou Natália Oliveira, mãe de Wallace Júnior, de 11 anos. Ela disse que o programa ajuda a preparar a criança para a vida.
A cerimônia desta sexta, que contou com a presença do prefeito, Pastor Sérgio, e de demais autoridades, foi animada pela Banda Amos, do Centro Musical da Polícia Militar. Durante o evento, foram sorteadas duas bicicletas e entregues premiações, medalhas e troféus, aos estudantes que se destacaram em redação.