Inicio » Notícias » Mais de 290 animais são castrados em mutirão promovido pela Prefeitura

Mais de 290 animais são castrados em mutirão promovido pela Prefeitura

4 de abril de 2022

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 29 de março e 1º de abril o mutirão de castração de cães e gatos, beneficiando 298 caninos e felinos que aguardavam na lista de espera. Realizado na Fazenda Boa Esperança, o projeto faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (CISREC) ao qual Santa Luzia aderiu em junho de 2021 e que tem como objetivo intermediar a prestação de serviços como, por exemplo, a castração de animais.

“Através do consórcio, a Secretaria de Saúde dá mais um avanço no aumento da cobertura de castração de cães e gatos para o controle da população animal do município”, explica Nádia Tomé, secretária municipal de Saúde. “Santa Luzia dá um passo à frente na utilização dessa ferramenta tão moderna que é o consórcio de saúde, o qual com preço mais acessível possibilita a ampliação do acesso ao serviço”, reforça Nádia.

Buscando reduzir ainda mais o número de animais que aguardam pela cirurgia, uma segunda edição do evento está prevista para o próximo trimestre. A coordenadora do Departamento de Zoonoses, Daniela Starling, solicita que nas próximas edições todos os munícipes contemplados compareçam ao local, para que não ocorram abstenções ou desistências, as quais tiram a possibilidade de que outras pessoas se beneficiem do programa. “Neste mutirão tivemos cerca de 150 faltas”, diz Daniela.

Novas inscrições para a castração estarão abertas por meio de formulário no site oficial da Prefeitura (https://www.santaluzia.mg.gov.br/v2/), a partir do próximo dia 18.