Como parte das atividades do Centro Municipal de Educação Integral e Integrada de Santa Luzia em comemoração ao Mês da Consciência Negra, foi realizada na manhã da segunda-feira (21), nas dependências da entidade, uma atividade de contação de estórias com temas africanos para alunos do fundamental da rede municipal de ensino. A primeira estória, que foi contada aos pequenos pela supervisora Janete, foi “A Lenda do Baobá”, um conto do folclore angolano que narra como Deus teria criado o “Imbondeiro” (baobá), uma das maiores árvores do mundo, cujo tronco chega alcançar 10m de diâmetro, e que pode viver até 6 mil anos.
O evento foi feito um dia após o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em memória à data de falecimento de Francisco Zumbi, mais conhecido por Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, morto em uma emboscada aos 40 anos, em 1695, durante a invasão do quilombo por tropas sob o comando do bandeirante Domingos Jorge Velho. Zumbi é ainda hoje tido como o símbolo da resistência e luta contra a escravidão no Brasil.
Eventos ligados ao tema da consciência negra serão realizados ao longo de toda a semana no Centro de Educação Integral, voltados a cada dia para alunos de uma escola diferente – sempre buscando preparar as crianças para a vida em sociedade, sobretudo em uma sociedade diversificada, como a brasileira.