Inicio » Notícias » Ministério da Saúde capacita gestores da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Nacional de Gestão de Custos

16 de junho de 2022

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram na terça-feira (14), de uma capacitação online pelo Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), ministrada pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, cerca de 50 profissionais – do Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto, UPA São Benedito, Hospital São João de Deus, Administração da Secretaria Municipal de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde do município – participaram do treinamento ministrado por Wagner Luiz de Araújo, técnico do PNGC, e por Maciene Mendes, coordenadora de gestão de custos do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento – ambos representantes do Ministério da Saúde.

A implantação do programa se dará em três etapas: 1) Apresentação do Programa aos gestores do município, 2) Captação de dados e 3) Configuração das unidades de saúde para a gestão de custos. Por último, ainda, inserção de dados no sistema ApuraSUS: “As primeiras etapas são extremamente importantes e terão todo acompanhamento e suporte do Ministério da Saúde para que com a captação de dados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde possamos progredir para outra capacitação sobre o sistema ApuraSUS”, explica Maciene.

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos, de forma padronizada e estruturada, nas distintas Unidades de Saúde do SUS.

Entre outros objetivos, o PNGC visa:
• Calcular os custos dos serviços prestados, por meio de diversos indicadores.
 • Fornecer, a todos os setores da instituição, informação detalhada referente a seus custos.
• Possibilitar a troca de informações e de resultados entre instituições.
• Fortalecer o controle social por meio da transparência na utilização dos recursos.
E, acima de tudo:
• Auxiliar os gestores na tomada de decisão, tendo como subsídio a informação de custo, para melhor gestão dos recursos disponíveis.

A Secretária Municipal de Saúde de Santa Luzia, Nádia Tomé, enfatizou a importância dos gestores de saúde participarem das capacitações, bem como a importância da Gestão de Custos:  “É um marco para a história da Saúde no município. Com a adesão ao programa iremos implementar práticas administrativas que propiciarão melhorias nos processos e nos custos no âmbito do SUS para nossa cidade”.