Inicio » Notícias » Missa à meia noite abre celebrações do Dia de Santa Luzia

Missa à meia noite abre celebrações do Dia de Santa Luzia

14 de dezembro de 2020

As 12 badaladas anunciavam que já era dia 13 de dezembro, dia da Padroeira de Santa Luzia. Para iniciar as comemorações pela data, aconteceu à meia noite de sábado para domingo, a tradicional missa que abre os festejos do dia. Mas, ao contrário dos anos anteriores, a imponente Igreja Matriz recebeu apenas convidados, isso como uma das medidas de segurança estabelecidas pela pandemia do novo coronavírus.

A celebração foi presidida pelo pároco Padre Felipe Lemos. As canções foram entoadas pelo maestro João Carlos Rossolini e músicos convidados. O tema do Jubileu deste ano, “uma nova forma de festejar, sempre a mesma fé”, foi lembrado durante a homilia, momento de reflexão.

“Hoje é um dia muito especial porque é 13 de dezembro, dia tão esperado por todos os luzienses. A alegria de estarmos aqui mesmo com as preocupações e o cuidado necessário. Como diz o tema desse ano, não teremos aquela pompa, não teremos a multidão, mas isso é uma coisa para pensarmos. Quantas coisas supérfluas e secundárias deixamos de fazer nesse período. Quantas famílias começaram a rezar dentro de casa, assistindo às missas juntos. A família está mais unida. Diante de tanta coisa ruim que estamos vendo, tem as coisas boas que é o que aprendemos”, destacou o religioso que completou: “Como a vida de Santa Luzia, que soube valorizar o que era importante, o que era essencial. O que é essencial na nossa vida? Nesta noite, diante das adversidades, Santa Luzia nos ensina a escolher o essencial”, finalizou.

O Jubileu de Santa Luzia 2020 foi realizado com diversas modificações para garantir a saúde de devotos luzienses e visitantes. Neste ano não há barraquinhas, cavalgadas ou shows e a procissão será motorizada, às 16h deste domingo. As celebrações das 3h em diante foram transferidas para a Igreja do Rosário e a Matriz está aberta apenas para visitação. A orientação do pároco, desde o mês passado, é para que peregrinos e romeiros não venham à cidade neste ano, para diminuir os riscos de contágio pela covid-19.

Na missa estiveram presentes algumas autoridades do município como o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ermelindo Martins Caetano e as secretárias municipais de Saúde, Nádia Cristina Duarte e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva e a Procuradora Geral do Município, Patrícia Elias, Além dos presidentes e vice-presidentes do jubileu, festeiros dos anos anteriores e deste ano e alguns membros da população.

À 0h desta sexta-feira (13), s sinos do Santuário de Santa Luzia anunciaram a missa que abriu as celebrações em comemoração ao dia da Padroeira da cidade. Celebrada pelo Padre Moacir (visitante) e pelo Pároco Padre Felipe, além dos padres auxiliares Antônio e Adriano. As músicas foram entoadas pelo Coro Angélico, acompanhado pela Orquestra, marcando a celebração por momentos de fé e tradição.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiro.

A missa de meia noite abre as festividades do Dia de Santa Luzia. Durante todo o dia 13, acontecem missas de 2 em 2h, à partir das 5h. Às 18h, após à missa da Luz, haverá uma procissão luminosa. O Jubileu 2019 se encerra no dia 15, Domingo de Romeiros, com missa e procissão. A festa ainda conta com barracas, feira de artesanato e shows diários até domingo.