As 12 badaladas anunciavam que já era dia 13 de dezembro, dia da Padroeira de Santa Luzia. Para iniciar as comemorações pela data, aconteceu à meia noite de sábado para domingo, a tradicional missa que abre os festejos do dia. Mas, ao contrário dos anos anteriores, a imponente Igreja Matriz recebeu apenas convidados, isso como uma das medidas de segurança estabelecidas pela pandemia do novo coronavírus.
A celebração foi presidida pelo pároco Padre Felipe Lemos. As canções foram entoadas pelo maestro João Carlos Rossolini e músicos convidados. O tema do Jubileu deste ano, “uma nova forma de festejar, sempre a mesma fé”, foi lembrado durante a homilia, momento de reflexão.
“Hoje é um dia muito especial porque é 13 de dezembro, dia tão esperado por todos os luzienses. A alegria de estarmos aqui mesmo com as preocupações e o cuidado necessário. Como diz o tema desse ano, não teremos aquela pompa, não teremos a multidão, mas isso é uma coisa para pensarmos. Quantas coisas supérfluas e secundárias deixamos de fazer nesse período. Quantas famílias começaram a rezar dentro de casa, assistindo às missas juntos. A família está mais unida. Diante de tanta coisa ruim que estamos vendo, tem as coisas boas que é o que aprendemos”, destacou o religioso que completou: “Como a vida de Santa Luzia, que soube valorizar o que era importante, o que era essencial. O que é essencial na nossa vida? Nesta noite, diante das adversidades, Santa Luzia nos ensina a escolher o essencial”, finalizou.
O Jubileu de Santa Luzia 2020 foi realizado com diversas modificações para garantir a saúde de devotos luzienses e visitantes. Neste ano não há barraquinhas, cavalgadas ou shows e a procissão será motorizada, às 16h deste domingo. As celebrações das 3h em diante foram transferidas para a Igreja do Rosário e a Matriz está aberta apenas para visitação. A orientação do pároco, desde o mês passado, é para que peregrinos e romeiros não venham à cidade neste ano, para diminuir os riscos de contágio pela covid-19.
Na missa estiveram presentes algumas autoridades do município como o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ermelindo Martins Caetano e as secretárias municipais de Saúde, Nádia Cristina Duarte e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva e a Procuradora Geral do Município, Patrícia Elias, Além dos presidentes e vice-presidentes do jubileu, festeiros dos anos anteriores e deste ano e alguns membros da população.
À 0h desta sexta-feira (13), s sinos do Santuário de Santa Luzia anunciaram a missa que abriu as celebrações em comemoração ao dia da Padroeira da cidade. Celebrada pelo Padre Moacir (visitante) e pelo Pároco Padre Felipe, além dos padres auxiliares Antônio e Adriano. As músicas foram entoadas pelo Coro Angélico, acompanhado pela Orquestra, marcando a celebração por momentos de fé e tradição.
Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiro.
A missa de meia noite abre as festividades do Dia de Santa Luzia. Durante todo o dia 13, acontecem missas de 2 em 2h, à partir das 5h. Às 18h, após à missa da Luz, haverá uma procissão luminosa. O Jubileu 2019 se encerra no dia 15, Domingo de Romeiros, com missa e procissão. A festa ainda conta com barracas, feira de artesanato e shows diários até domingo.