Inicio » Notícias » Obras do Viaduto Geraldo Magela Barbosa da Cunha atingem 25%

Obras do Viaduto Geraldo Magela Barbosa da Cunha atingem 25%

22 de setembro de 2021

Iniciadas no final do mês de abril, as obras do Viaduto Geraldo Magela Barbosa da Cunha seguem avançadas. Já são 25% concluídos. Aguardada há mais de 5 anos, a intervenção irá melhorar a mobilidade da cidade, uma vez que o elevado liga a rua Rio das Velhas / Avenida das Indústrias, à Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, na parte alta da cidade.

Por ser uma intervenção complexa, diversos detalhes devem ser observados. Estão sendo executados neste momento os geodrenos verticais e o colchão drenante. Essas atividades de drenagem são realizadas devido ao solo mole existente no local. Só depois disso poderá ser feito o aterro.

Com essa parte concluída, será necessário realizar um monitoramento do corpo do aterro. Durante um período aproximado de 4 meses o aterro irá sofrer um adensamento (processo natural que será acelerado pelos geodrenos). Só após esse adensamento atingir aproximadamente 90% de sua capacidade o local estará “estável” para prosseguir com a etapa de pavimentação (quando será feito o leito, subleito, asfalto, sarjeta, passeios, muro e cercas).

 

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, todo esse processo é necessário para garantir a estabilidade do viaduto. “É uma obra que exige essa atenção e cuidado”, alertou o engenheiro responsável Gustavo de Caux Henriques Damasceno.

O viaduto foi inaugurado em junho de 2016 e depois de alguns meses precisou ser interditado. Com a obra concluída, espera-se que o trânsito na região central da cidade melhore de forma significativa, já que o viaduto deverá abarcar grande parte do fluxo de veículos das ruas do Comércio e Avenida do Carmo, na parte central do município, dando mais trafegabilidade para a cidade.