Através da equipe multidisciplinar do Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Prefeitura de Santa Luzia vem realizando semanalmente, desde o início de outubro , a Oficina de Alfabetização com os acolhidos na Casa de Abrigamento Provisório de Pessoas em Situação de Rua, localizada no bairro Bonanza. O objetivo é assegurar atendimento, alfabetizar e realizar atividades de desenvolvimento de sociabilidades dos que estão em situação de rua.
A iniciativa dessa oficina se deu no intuito de ajudar os abrigados que não concluíram os estudos e/ou não tiveram a oportunidade de estudar. As oficinas pedagógicas trazem uma análise da realidade de cada acolhido e o foco é o de demonstrar aos mesmos a importância de se alfabetizar, incentivando-os. As oficinas são realizadas semanalmente, às 4ªs e 6ªs feiras, e são ministradas por Márcia Maria Soares, pedagoga, servidora atuante no Centro Pop.
A cada sessão participam de 10 a 15 usuários. Estes são buscados no Bonanza por uma van e levados ao Centro Pop, que existe há aproximadamente 1 ano e está localizado à Rua Jurupanã, 197, bairro São Cosme, onde são ministradas as aulas.
As oficinas de alfabetização são importantes para qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que estão buscando o retorno ao emprego. Além disso, aumentam a autoestima dos acolhidos, agregando conhecimento, valor, sentimento de pertencimento, socialização, integração, participação popular e educação. As oficinas têm tido grande impacto entre os usuários e os envolvidos.